Para exercer a profissão de jornalista é necessário o diploma?

ENTREVISTAS

Renato Freitas entrevista: Ruy Muniz







Ruy Adriano Borges Muniz – 49 anos, médico, professor, político e empresário e Deputado Estadual – (DEM-MG), e, líder do partido, mandato até 2011.

P- Qual a situação no momento da Faculdade Unicesp?

R- O Unicesp está em plena regularidade! – Ela teve um período complicado. A Soebras assumiu o Unicesp em 2008, em um ano, regularizamos a situação junto ao MEC, junto ao Ministério Público do Trabalho e junto ao Sindicato dos Professores. Também, fizemos acordo com os alunos e voltou à normalidade. Iniciamos este ano com novas matrículas e novas turmas, ampliando o quadro de alunos. Por isso, a Unicesp, hoje, tem mais alunos do que tinha antes da crise. Os professore estão satisfeitos. A qualidade de ensino melhorou e, agora, faremos um investimento para a transformação do Unicesp de Faculdades Integradas para Centro Universitário, esse é o nosso próximo passo, ainda, neste ano 2009.

P- A Soebras vem crescendo no sentido cultural, educacional e está investindo mais no Estado de Minas. Qual será sua diretriz?

R- Minas é o berço da Associação Educativa do Brasil. Lá, nós temos escolas em Belo Horizonte: Colégios Promove, Faculdades Promove e Faculdades Kennedy de Belo Horizonte. E, ainda, em Belo Horizonte, nós temos um grande Hospital de Olhos, o maior Hospital de Olhos do Brasil: da Fundação Hilton Rocha, que faz parte da Soebras. Atende cerca de quinhentas pessoas por dia, faz 60 cirurgias por dia, são um volume muito grande, quase 100 médicos trabalhando em Oftalmologia, pois, é um trabalho filantrópico. Temos escolas em Sete Lagoas, três unidades em Curvelo, Colégios e Faculdades em Unaí, perto de Brasília. Na região norte de Minas, também, Januária, Janaúba e Montes Claros. Portanto, são 33 unidades em Educação próprias. E estamos presente em 49 cidades do Brasil, em 22 Estados. Com os Cursos de Pós Graduação, latusensu. E ainda, a Soebras, tem convênio internacional com universidades americanas, portuguesas e holandesas. Logo, é um complexo educacional grande, que ta se firmando e quer crescer mais. E, aproveitando essa crise que está se instalando no país, a Soebras, quer direcionar e se incorporar a outras escolas, já que temos um nohow de recuperação. Do mesmo modo que fizemos no Unicesp, nós queremos fazer com outras instituições em nosso país que estão passando por dificuldades.

P- Nas últimas eleições o Sr foi candidato a prefeito de sua cidade Montes Claros, e perdeu as eleições. Qual o seu projeto para o seu futuro político?

R- Eu tenho uma atuação como médico e como professor, há muito tempo. No ano de 2004, eu, voltei à política e fui eleito o vereador mais votado da história lá de Montes Claros. Eu tive o dobro de votos, do 2º colocado. Depois, em 2006, eu saí candidato a deputado estadual, também, fui eleito com uma votação muito grande. E aí, achei que, a cidade estava querendo um administrador moderno, que desse um desenvolvimento maior para cidade, por isso, me candidatei. Fui bem votado. Tive lá, mais de 35 mil votos, mas, infelizmente não fui eleito. Mas não desisti, quero um dia disputar as eleições lá e poder administrar a minha cidade natal. Se bem que, eu estou no meu mandato de deputado estadual, o meu 1º mandato. Em 2010, o próximo ano. A minha pretensão é me candidatar a deputado federal, pelo o Democrata. E, vir aqui, ocupar um espaço em Brasília, no Congresso Nacional onde ocorre a política maior. Para ajudar o nosso país a encontrar um caminho do desenvolvimento e ter uma atuação marcante, principalmente na área de educação e saúde, que são minhas especialidades. E, no futuro quem sabe, disputar aí, o governo de Minas, ou mesmo a Presidência da República. Eu sou uma pessoa nova, muito determinada, e quero crescer na política. Para crescer na política, a gente têm que ter determinação. Meu alvo próximo em 2010, é disputar eleição para Deputado Federal por Minas Gerais.

P- A oposição lhe acusa de ter desviado verba de 100 milhões da Previdência Social, o que o Sr tem a dizer dessas acusações?

R- Os adversários me fizeram acusações levianas, injustas e indevidas. Logo, na vida pública, têm pessoas que não suportam ver o sucesso do outro e tão pouco ver o sucesso das empresas que a gente administra. Na última eleição municipal como foi o caso do ano passado em Montes Claros, os adversários tinham que me atacarem para tentar me desmerecer junto à população, eles não conseguiram. E, uma acusação que eles deram destaque, em manchete de jornal foi: “Deputado Ruy Muniz, é acusado de desviar 100 milhões da Previdência Social”, não existe nenhuma acusação nesse sentido, por parte da Previdência Social. De modo que, foram acusações falsas. Temos um nome limpo e um nome a zelar, não tem problema algum. O maior exemplo, foi quando eu vim a Brasília, para negociar a compra da Unicesp, peguei uma escola em crise, em greve, paralisada há três meses, com a perspectiva de quase 700 pessoas ficarem desempregadas e uma perspectiva negativa, de muitos alunos não concluírem seus cursos. Vim aqui, enfrentei a crise com diálogo, com entendimento, negociei com os professores, paguei todos os meus compromissos com os professores, com os funcionários a mesma coisa, com os sindicatos, com os órgãos públicos e todos foram resolvidos. Vocês veem o meu trabalho aí, não tem mágica!... É um trabalho difícil, mais é um trabalho real e honesto. Hoje, o Unicesp tem o funcionamento regular, tem aula todos os dias, o pessoal recebendo seus pagamentos, os alunos satisfeitos e pagando, novos alunos entrando. Fazemos um trabalho sério, um trabalho onde a gente valoriza as pessoas. Nós mantivemos praticamente todos os funcionários, professores e diretores todos foram mantidos. Não demitimos ninguém, trouxemos gente nova de fora, duas ou três pessoas. Professora Elaine Fagundes, tem sido uma delas, que veio para fazer um trabalho muito bom aqui, assim tem sido. Têm pessoas que não faz e não gosta que façamos, por isso, que às vezes somos criticados. Eu sou um homem público. Como já disse, tenho pretensões de crescer na política. Portanto, eu ajo corretamente com dignidade e honestidade, nunca fui envolvido em falcatrua nenhuma. Conforme eu disse, as Faculdades Integradas Unicesp, se transformarão num “Centro Universitário”.