Para exercer a profissão de jornalista é necessário o diploma?

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Síntese de Resenha de alguns Livros

Resenha resumida de algumas obras que eu Li durante o mês de novembro 2010 a janeiro 2011 (90 dias)
Li esses livros, gostei e os recomendo:

1- O livro Por que Construí Brasília, de autoria do ex-presidente Juscelino Kubitschek, é uma obra riquíssima em detalhes sobre a construção e a luta desse presidente que construiu Brasília, num espaço de tão curto tempo, três anos e meio, como ele diz em sua obra, dentro de um prazo de cinco anos de governo. Com o slogan “50 anos em cinco” e suas 30 metas, depois incluiu mais uma, formando 31 metas para construir Brasília, a capital do nosso país.

2- Lacerda na Era da Insanidade, também é uma obra muito rica em detalhes, sobre o jornalista e político Carlos Frederico Werneck de Lacerda, o polêmico (Carlos Lacerda).
A obra Lacerda, na Era da Insanidade de autoria do jornalista Guimarães Padilha, aborda toda trajetória da vida política e jornalística desse personagem, que foi Vereador, deputado federal e governador do Estado da Guanabara.

3- O Governo João Goulart – As lutas Sociais no Brasil 1961 – 1964 de autoria do professor e escritor Luiz Alberto Moniz Bandeira (Moniz Bandeira), escreveu essa obra em 1977 com 186 páginas. Depois de seis edições lançou uma 7ª em 2001, e aumentou para 320 páginas com XV Capítulos. Essa obra relata uma época de muita agitação política em nosso país, nos mostra que João Goulart veio assumir a Presidência da República no mês de setembro de 1961, com uma inflação de 45%, fora do normal para um país com uma população menos de 60 milhões de habitantes.
4- Conversa com a Memória – Villas Boas Corrêa A história de meio século de jornalismo político. Esse é um fruto de um trabalho jornalístico, do jornalista Villas Boas, com uma vivência de 50 anos de profissão, onde sua memória faz mencionar fatos tão sui generes onde o autor lembra-se de colegas que cometeram gafes ou tropeçou na profissão, mas são felizes pela o amor ao jornalismo.
5- Diplomacia Henry Kissinger – A Diplomacia das Grandes Potências de autoria
do Diplomata americano e Secretário de Estado no governo Richard Nixon e Gerald Ford. Foi conselheiro e confidente político do presidente Nixon.
Henry Alfred Kissinger Recebeu o título Nobel da Paz, diplomata, estadista e professor, autor deste livro Diplomacia que vem mencionando assuntos de maior relevância, onde ele mesmo Henri Kissinger, como Secretário de Estado Americano conviveu de perto e negociou junto à política internacional.

6- Um Instante, Maestro! A história de um apresentador que fez história na TV – De autora, Léa Penteado, jornalista e escritora. Trabalhou como secretária executiva e conviveu com o personagem no dia adia para montagem do programa na TV Tupi semanalmente, Um Instante, Maestro! A Grande Chance e o Programa Flávio Cavalcanti. Esses programas eram compostos de uma bancada de jurados com personalidades da televisão, artistas jornalistas e intelectuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário