Para exercer a profissão de jornalista é necessário o diploma?

sábado, 26 de março de 2011

Livro: Athayde – O Século de Um Liberal

O livro “Athayde o Século de Um Liberal” , uma obra biográfica de autoria de Cícero Sandroni e Laura Sandroni(genro e filha), escreveram sobre a vida e obra do jornalista e escritor Belarmino Maria Austregésilo Augusto de Athayde (Austregésilo de Athayde), o 38º presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), que presidiu a Academia de 1959 a 1993. Foi o que mais tempo ficou na presidência durante 34 anos, sempre reeleito pelos os acadêmicos.
O livro “Athayde, o Século de um Liberal” teve sua primeira edição em 1994, esse é um livro que retrata toda trajetória de Austregésilo de Athayde, desde criança que se criou no Ceará, como jovem estudante e ex-seminarista de Olinda, no Recife, depois segue para o Rio de Janeiro, e torna-se um dos maiores jornalistas e escritor do país.
Essa obra sobre a vida de Athayde é o livro mais completo sobre esse personagem, distribuído em 800 páginas e algumas bem ilustradas com fotos, que vale apena ser lido por estudantes de comunicação, jornalistas e intelectuais. O amigo, que conviveu com o jornalista e fundador dos Diários Associados Assis Chateaubriand.
Para Assis Chateaubriand, Austregésilo de Athayde foi o companheiro que remou com ele em Copacabana, no início de 1920.
Em 1924, Assis Chateaubriand adquiriu o seu primeiro veículo de comunicação O Jornal, o primeiro de um império dos Diários Associados, o qual convidou o seu amigo Belarmino, de quem chamava de caboclo, para assumir o O Jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário