Para exercer a profissão de jornalista é necessário o diploma?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ativista e jornalista cubana quer vir ao Brasil

Yoani Sánchez

Ativista e jornalista cubana Yoani Sánchez, quer vir ao Brasil, só depende de autorização do governo de seu país.

No início da década 60, lembro-me da juventude daquela época, torcendo pela revolução cubana, em que o jovem Fidel Castro estava no auge da revolução, e a juventude na América Latina, estavam vivenciando esse glamour revolucionário que Fidel e Che Guevara conquistaram. Por isso, a juventude da época estava torcendo para que continuassem e tudo desse certo. Por quê? Porque o seu programa revolucionário era tudo que uma sociedade que viveu sob o jugo de Fulgêncio Batista, o mandatário na época dominando o país, e, nada fazia de melhoramento pelo o povo cubano, a não ser explorar a prostituição, a jogatina e escravizar essa gente.

Quando Fidel e seus revolucionários estabilizaram a revolução cubana, ele foi taxativo, prometendo plena liberdade ao seu povo. Concedendo o direito de escolher os candidatos nos estados e seu presidente para governar o país. Mas infelizmente, não foi isso o que ocorreu. Depois da morte de Che Guevara, as coisas mudaram e o sistema mudou. Porque veio a ambição pelo o poder, e o poder manipula. O socialismo cubano, não é o socialismo democrático do estilo Francês e liberal. E sim, cortina de ferro.

O governo cubano, precisa ceder à liberdade a sociedade. Parar com esse medo e pavor de ficar sem esse poder de manipular. Porque mais cedo ou mais tarde, um dia vai cair.
Nesses 50 anos, o Mundo mudou e se transformou, a mudança e a transformação sobre cuba foi à transferência de um irmão para o outro, com os mesmos objetivos e os ideais, um comungando com o outro. Por isso, esse sistema político em Cuba, se mantém a custa de uma revolução que já não existe mais.

Estamos vendo aí, uma cidadã cubana, ativista, jornalista e escritora, querendo visitar o Brasil, já com o seu visto autorizado pelo o Itamaraty para entrar no país. No entanto, esse visto, ainda não é a garantia que ela possa sair de seu país. Porque o governo cubano, não sede liberdade ou o direito de ir e vir ao seu povo. Isso é um absurdo! Viver num país, que esse governo mantém o controle restrito a essa gente.
Fonte: France Press
Foto: Adalberto Roque (AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário